quinta-feira, 23 de abril de 2009

Como Tudo Começou

Ministros do STF batem boca; Barbosa diz que Mendes destrói credibilidade da Justiça

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa bateram boca nesta quarta-feira no plenário do tribunal. Barbosa acusou o presidente da Corte de estar "destruindo a credibilidade da Justiça brasileira" durante o julgamento de duas ações --referentes ao pagamento de previdência a servidores do Paraná e à prerrogativa de foro privilegiado. Veja o vídeo da discussão.


"Vossa excelência me respeite. Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua, ministro Gilmar. Faça o que eu faço", afirmou Barbosa.

Em resposta, Mendes disse que "está na rua". Barbosa, por sua vez, voltou a atacar o presidente do STF. "Vossa Excelência não está na rua, está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro."

Irritado, Mendes também pediu "respeito" a Barbosa. "Vossa Excelência me respeite", afirmou. "Eu digo a mesma coisa", respondeu o ministro.

Os ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello atuaram como "bombeiros" para tentar encerrar o bate boca. "A discussão está descambando para um campo que não coaduna com a disciplina do Supremo", disse Marco Aurélio ao pedir o encerramento da sessão.

Barbosa chegou a afirmar que Mendes não estava falando com os seus "capangas de Mato Grosso". O ministro disse que decidiu reagir depois que Mendes tomou decisões incorretas sobre os dois processos analisados pela Corte.

"É uma intervenção normal regular. A reação brutal, como sempre, veio de Vossa Excelência. Eu simplesmente chamei a atenção da Corte para as consequências dessa decisão", afirmou Barbosa.

Mas Mendes reagiu: "Não, não. Vossa Excelência disse que faltei aos fatos. Não é verdade."

Em tom irônico, o Barbosa disse que o presidente do STF agiu com a sua tradicional "gentileza" e "lhaneza". Mendes reagiu ao afirmar que Barbosa é quem deu "lição de lhaneza (afabilidade)" ao tribunal. "Vamos encerrar a sessão", disse Mendes para encerrar o bate-boca.

A discussão ocorreu enquanto o plenário do STF analisava dois recursos apresentados ao tribunal contra leis julgadas inconstitucionais pela Corte. Uma das ações questiona a lei que criou o Sistema de Seguridade Funcional do Paraná, em 1999. O segundo recurso questiona lei, considerada inconstitucional pelo STF, que definiu que processos contra autoridades com foro privilegiado continuam sob análise do tribunal mesmo após o réu não estar mais na vida política.

Após o fim da sessão, os ministros se reuniram para discutir o episódio.

Outros desentendimentos

Não foi a primeira vez que ministros do STF discutiram. Em agosto de 2007, Mendes e Barbosa bateram boca por uma lei que beneficiava servidores de Minas

No dia seguinte, Mendes minimizou a discussão. "Quem acompanha as sessões do STF sabe que há debates mais exacerbados, falas mais enfáticas."



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u554762.shtml

87 comentários:

  1. Sempre tive um pé atráz c/ esse mendes, ele nunca me convenceu plenamente, mas o contrário acontece c/ o Barbosa, sempre o vi com respeitoe sempre me passou uma imagem de ser um cara honesto, reto, idoneo, esse mendes éum FRACO.

    ResponderExcluir
  2. O Exmº Sr Ministro do STF Joaquim Barbosa simplesmente manifestou a indignação do Povo brasileiro. Muita gente vive engasgada com a situação da nossa Justiça. Nossa justiça tornou-se uma Indústria do crime. Veja no site as manifestações de apoio a Mendes pela OAB.

    ResponderExcluir
  3. Nao acredito de qualquer forma que um comentario ofensivo como o do Sr Ministro Joaquim Barbosa com relacao aos moradores do estado do Mato Grosso seja justificavel, insinuando ser terra de "capangas". Se o Sr Ministro Joaquim Barbosa quisesse deveria ofender diretamente o seu colega, e nao fazer um comentario discriminatorio que fere um dos estados brasileiros, ainda mais ele pertencente a uma minoria racial

    ResponderExcluir
  4. As qualidades de um homem são definidas pelo caráter. Não pela cor da pele. Valeu, Joauim Barbosa.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente no Brasil há uma carência de HOMENS de caráter e boa fé, cujos valores lançam somente em seu poder e o usam da maneira que bem quiserem. Vs.Exc.Dr.Joaquim Barbosa, Drs. De Sanctis e Protógenes , estes últimos que atuaram brilhantemente na operação da PF chamada "SATIAGRAHA" demosntraram o compromisso com a moral.... a esses HOMENS de retidão expresso meu carisma e que DEUS os protejam pois infelizmente a maioria é da "banda podre". Nosso país carece de lideres que combatam de frente esses bandidos de colarinho branco que só contribuem para a miséria no ns. país crescer.

    ResponderExcluir
  7. O QUE O EXMO MINISTRO SR. JOAQUIM BARBOSA INSINUOU QUANDO DISSE QUE O MIN. GILMAR AGIU COM A SUA TRADICIONAL "GENTILEZA" E "LHANEZA"?
    Com certeza o Min. Joaquim Barbosa deve estar "no limite" e deve saber de muita coisa que anda acontecendo nos "bastidores" da Suprema Corte.
    Até nós, simples brasileiros, estamos indignados com certas atitudes da Casa, ou seja, os Habeas Corpus concedidos para criminosos ricos, a defesa de Dantas, Daslu, Mensalão, as vistas grossas a toda sujeira do Panalto, o desmerecimento aos tribunais de primeira instância, o veto do uso de algemas para "ricos", o tapa na cara da Policia Federal, a lacuna da Súmula Vinculante 13 e a volta escancarada do Nepotismo no Brasil...
    Será que isso tudo e muito mais, significa cumplicidade com os interesses dos mandantes no Brasil?
    MIN. JOAQUIM, PARABÉNS PELO GRITO.
    SERIA O BRASIL MOSTRANDO A SUA CARA e CLAMANDO POR MUDANÇAS?
    ESSE HEPISÓDIO INÉDITO AINDA VAI DAR O QUE FALAR...

    ResponderExcluir
  8. Respeito a opinião dos demais, mas não aprovo a atitude do Ministro Joaquim Barbosa.
    Conforme disse o Ministro Gilmar Mendes, o Judiciário brasileiro deve sim ser desmoralizado, enquanto policiais, procuradores e juízes se juntarem “para promover ‘justiçamentos’, não justiça”.
    Além disso, acho que o Ministro Joaquim Barbosa perdeu a razão ao afirmar que o presidente do STF não deveria confundi-lo com um de seus “jagunços do Mato Grosso”. Sem dúvida alguma, por discordar da opinião dos demais, expôs toda a instituição, valendo-se de um discurso panfletário.
    Registre-se que o presidente do STF tem mandato até abril de 2010. Como ficará a situação até lá?
    Registre-se, também, que inclusive os Ministros Cezar Peluso, vice-presidente, e
    Carlos Alberto Menezes Direito, antigos aliados de Joaquim Barbosa reprovaram a sua atitude e solicitaram que fosse expedida uma nota de censura explícita ao ministro, fato que poderia levar ao seu impeachment.
    Lembro, ainda, que esta não foi a primeira vez que o Ministro Joaquim Barbosa, inconformado com uma opinião contrária à sua, atacou o Ministro Gilmar Mendes, conforme o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SyO4LMs8DCU

    ResponderExcluir
  9. Douglas, ele falou "seus capangas do Mato Grosso" que é o estado de origem do Mendes, e não que todos do Mato Grosso são capangas não crie sofismas.
    Ao Geraldo Bastos, você tá louco em concordar com a sandice que o Mendes falou de policiais, procuradores e juízes. Ele quer é pegar o poder todo pra ele mandar e desmandar na justiça. É um arremedo de ditador. Justiça é passar por cima de todas as instâncias para soltar um bandido rico e banqueiro e ainda perseguir os que trabalham para coibir os crimes? Ora, tenha dó!!! Isso ta me cheirando a racismo!

    ResponderExcluir
  10. É realmente lamentável o que estão fazendo com a JUSTIÇA BRASILEIRA. E o Exmo. Sr. Min. no alto da sua serenidade e dignidade resumiu bem o que está ocorrendo, ou seja, o Exmo. Sr. Min. Gilmar Mendes, Presidente do STF, não demonstra postura nem equilibrio para ocupar a cadeira onde está. Atua mais como um aristocrata, representando a classe elitizada em detrimento da verdadeira JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  11. Ao Douglas novamente, onde você viu que o negro é minoria racial aqui no Brasil? Você mora aqui mesmo ou em Marte?

    ResponderExcluir
  12. "dantas virou simbolo da bandalheira.o ministro mendes,da justiçaa serviço de poderosos" parabens ministro barbosa! viva ajustiça e a verdade!

    ResponderExcluir
  13. apoio incondicionalmente o ministro Joaquim Barbosa pois precisamos de pessoas que tenham coragem de abalar as estruturas das elites

    ResponderExcluir
  14. Sou estudante de Direito.
    Dou total apoio ao Ministro Joaquim Barbosa.
    Ele é sinônimo de integridade e hombridade para com a sociedade no que tange ao zelo pela nossa constituição.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Nin. Joaquim Barbosa, continue assim, homens valentes e corajosos são raros.Gostaria de apertar-lhe pessoalmente sua mão e dizer o quão lhe adimiro. Paulo Roberto Borges

    ResponderExcluir
  16. O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA LAVOU A ALMA DO POVO BRASILEIRO QUE ENCONTRA-SE INDIGNADO COM O PRES. DO STF, CONHECIDO COMO GILMAR "DANTAS" MENDES, QUE, CELEREMENTE, LIVROU POR DUAS VEZES O BANQUEIRO DANIEL MENDES DA CADEIA. TRATA-SE DE UM MINISTRO FALASTRÃO QUE TENTOU CRIMINALIZAR O MST, BEM COMO DESMORALIZAR O DELEGADO PROTÓGENES E O JUIZ DE SANCTIS PORQUE TIVERAM A CORAGEM DE ENFRENTAR PODEROSOS DO MUNDO DOS BEM NASCIDOS.
    QUANTO AOS QUE ESTÃO INDIGNADOS COM A MENÇÃO DOS CAPANGAS DO MATO GROSSO UMA EXPLICAÇÃO: O MINISTRO JOAQUIM CERTAMENTE SE REFERIU ÀS RELAÇÕES ESCUSAS DA FAMÍLIA MENDES COM A BANDIDAGEM DO ESTADO PARA DEFENDER SEUS PRIVILÉGIOS NO PODER. PARA MELHOR CONHECER OS FATOS, RECOMENDO QUE ESSAS PESSOAS PASSEM A LER MAIS A REVISTA CARTA CAPITAL, A ÚNICA REVISTA SEMANAL QUE TEM TIDO CORAGEM DE DENUNCIAR GILMAR MENDES E O SEU PROTEGIDO DANIEL DANTAS.
    vIDA LONGA PARA O MINISTRO JOAQUIM E A OPERAÇÃO SATIAGRAHA.
    CADEIA PARA O DANIEL DANTAS E SUA QUADRILHA.
    EXECRAÇÃO PÚBLICA PARA AQUELES QUE ACOBERTAM SEUS CRIMES.
    MARDIL DOS ANJOS

    ResponderExcluir
  17. Bem lembrado Afonso...
    O Min Joaquim Barbosa disse que o Mendes mantém capangas no Mato Grosso, e não que o Mato Grosso é terra de capangas ou jagunços ou coisa parecida.
    O Gilmar Mendes é do tipo ditador sinico. Quer aparecer, quer o poder a qualquer custo, passando por cima de todos. ISSO É JUSTIÇA???

    ResponderExcluir
  18. Notadamente vimos que V.Exa. Min. Gilmar Mendes, não houve por bem laborar com o costumeiro acerto que lhe é peculiar, porquanto ao guerrear contra decisão do colega Min. Joaquim Barbosa expondo-o desmedidamente faltou aquele com os principios legais e com a ética. O Min. Gilmar Mendes, na Presidencia da casa deveria ser o primeiro a observar o direito dos colegas de manifestarem suas opiniões à cerca das matérias ali apresentadas, e caso discorde que se reporte de forma coerente com sua função, mas nunca suscitando a contenda e o desalinho na Instituição. Neste passo, peço venia para uma breve modificação do "vulgo popular" ou seja; Quem fala o que quer, houve o que o povo tem vontade de falar mas lhe faltava a VOZ.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Amigos.

    Aos meus olhos de leigo, e como apreciador das inúmeras decisões proferidas pelo Excelentíssimo Ministro Gilmar Mendes me interrogo se suas decisões vão de encontro com o que deveria ser compreendido por JUSTIÇA, decisões apaixonadas que defendem corruptos e ladrões do dinheiro público, decisões que vão de encontro os anseios da sociedade, desmoralizando homens que buscam a toda prova melhorar a justiça desse país.

    Fato não muito distante temos a humilhação sofrida pelo Juiz Paulista Fausto Martin de Sanctis, como também tenta desmoralizar todo trabalho exercido pelo Delegado Federal Protógenes Queiroz.

    Será quem está com a razão, vossa excelência Ministro Joaquim Barbosa queria eu poder aplaudi-lo de pé, e ao mesmo tempo chamar o Ministro Gilmar Mendes de corrupto.

    Daniel Atta

    ResponderExcluir
  20. O Ministro Dr.Joaquim Barbosa reagiu de maneira adequada ao truculento gilmar dantas mendes. O dantas é proposital.

    Os brasileiros, em sua grande maioria já não suportam assistir às agreções cometidas pelo gilmar aos demais entes públicos.

    Temos que impedir tanta falta de respeito.

    Parabéns ao digno Ministro do Supremo Tribunal Federal Dr. Joaquim Barbosa.

    Abraços. Orlando

    ResponderExcluir
  21. Você já entrou no site do IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, que é de propriedade do Ministro Gilmar Mendes?
    Repassando uma informação de Mário de Oliveira:
    Entre os professores desse instituto estão os senhores Eros Roberto Grau, Marco Aurélio Mendes de Faria Mello, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Carlos Alberto Menezes Direito e a senhora Cármen Lúcia Antunes Rocha (seis Ministros do Supremo). Ou seja, alguns dos Ministros do Supremo também são funcionários, empregados, prestadores de serviço ou contratados, seja lá como possa ser definida legalmente, a relação deles com o IDP do Presidente do Supremo. Também está na relação o Ministro Nelson Jobim.

    Será que não estariam ética e moralmente impedidos de se manifestarem acerca do entrevero Joaquim Barbosa X Gilmar Mendes? Nesse caso, não há conflito de interesses já que de alguma maneira os citados têm relação com Presidente do Supremo que envolve remuneração?

    ResponderExcluir
  22. S.Excia. Min. Joaquim Barbosa, lavou a alma de brasileiros que já conhecem de outras ocasiões de discurssões em plenários, pois o Min. Joaquim Barbosa, pessoa de invejável curriculum, não está no STF por mero capricho ou por agrado de amigo. A bagagem jurídica, cultural e moral do Min. Joaquim nunca sofreu nenhuma critica de quem quer que seja, antes, durante e depois do processo de escolha para o lugar que ocupa atualmente. O Min. Joaquim Barbosa disse bem que o Min Gilmar Mendes fosse às ruas e não simplesmente aproveitasse o palanque daqueles que preferem se esconder em folhas de jornais, páginas eletrônicas e microfones de telejornais. Se procurarmos na rde de computadores críticas a indicação do Min. Gilmar Mendes encontraremos muitas. É só procurar, não falta aqueles que conhecem bem a trajetória do Min. Gilmar e se opuseram veementemente a sua nomeação, porém que o nomeou é seu amigo, companheiro de partido, foi seu colarador e ministro, eis aí o curriculum do atual presidente da nossar maior corte judicial.
    Valeu Ministro Joaquim Barbosa, seja sempre assim, mostre que sempre age de acordo com suas convicções jurídicas, morais , não se deixe abater por meras colocações, quiçá que não sejam oportonistas de pessoas que não poderiam estar naquele lugar.

    ResponderExcluir
  23. Neste episódio, temos que o Min. Gilmar Mendes não houve por bem laborar com o costumeiro acerto que lhe é peculiar, pois ao questionar ao vivo a decisão do Min. Joaquim Barbosa expondo-o de forma desmedida, desviou aquele dos autos e assim deu lugar ao desfecho já sabiço. O MIn. Gilmar Mendes na Presidencia da Corte deveria se abster de tais deslizes atendo-se aos autos, bem como ser comedido em suas palavras ao se dirigir aos colegas Ministros.

    ResponderExcluir
  24. Além do que, o que estava em discursão também era os reajustes de Aposentadorias e de Salários de algumas pessoas a serviço do Estado, mas que apenas são os "Notários" dos Tabeliões; aposentadorias e salários de alguns que vão ter reajustes retroativos até 1994...quando aq moeda era o URV!!!...rsrsrsrs
    thonigomes.blog.uol.com.br
    lá vc encontra o endereço da matéria.
    seja bem vindo

    ResponderExcluir
  25. Para saber bem que é esse Mendes, basta visitar o melhor site da Internet, o do Paulo Henrique Amorim: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/

    Parabéns, Ministro Barbosa. O Brasil está do seu lado.
    Fora MendeS!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Um Homem de Honra (com maiúsculas mesmo)que usou a força da voz de milhões para dizer o que o brasileiro já queria falar faz tempo.

    ResponderExcluir
  28. Sou completamente fãvorável ao Ministro Joaquim Barbosa,que é uma pessoa íntegra e respeita o ambiente seleto da Justiça Federal,que não é em absoluto um palco para apresentações,ou então um espaço público de manifestações exageradas,e além disso,considero o Ministro Gilmar Mendes como um tipo de psicopata = o psicopata bem sucedido,porque o mal sucedido,já viu né???? Vai parar no Manicômio Judiciário....

    ResponderExcluir
  29. Sou fã de carterinha do Ministro,Parabéns pela sua atitude, a sua voz representa a minha. ( cidadão brasileira). Faça mesmo a diferença nesta Nação, pq precisamos de ti e continue com esta postura irrepreensivél e muito notada por todos nós.

    ResponderExcluir
  30. O Brasil enganado, ludribliado, afanado, surrupiado, desmoralizado, indignado está sem sombra de dúvidas do lado do Ministro Joaquim Barbosa. Esse ser sábio e honrado que como todo brasileiro não aguenta mais tanta barbárie atiradas de todos os poderes sobre o povo. Se no Brasil existessem mais Joaquins Barbosa, certamente que não mais imperava os cartéis, os coronéis de barranco, os clãs e toda essa roubalheira que nos inoja dia a dia. A coragem do Ministro só se iguala a de Joaqum José da Silva Xavier (o Tirasdentes), até a data do enfrentamento ao "todo poderoso" Gilmar Mendes quase que conscide. Oxalá que um dia o Ministro Joaquim Barbosa assuma a presidência desse poder hoje desacreditado, e o transforme realmente em um poder Judiciário, JUSTO com letras maiúsculas.

    ResponderExcluir
  31. alguem devia matar esse gilmar mendes!!

    ResponderExcluir
  32. Joaquim Barbosa, brasileiro que nos orgulha, brasileiro honrado!

    ResponderExcluir
  33. Finalmente alguém enfrentou o Sr. Poderoso. Parabéns ao Excelentíssimo Ministro Joaquim Barbosa que tornou público o que, certamente, a maioria dos brasileiros pensam. Era só o que faltava agora ratificarem a postura de que quem afronta do Sr. Gilmar é flagrantemente prejudicado, fomentando o "impeachment" da única pessoa com coragem para falar o que fica preso na nossa garganta.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. O Senhor todo poderoso Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, nunca me passou pela garganta. Voltemos ao ano passado, operação Satiagraha da Polícia Federal, onde o banqueiro Daniel Dantas e seus comparsas foram indiciados por lavagem de dinheiro,as provas que foram mostradas na televisão, ao meu ver estavam nítidas, Vossa Excelentcia Sr. Presidente do STF concedeu o habeas corpus ao banqueiro. Porque conceder habeas corpus a uma pessoa que roubou dinheiro público? Cade nosso Judiciário? Cade nossas leis? Infelizmente nossas leis são para os pobres, pois os ricos sempre conseguem um HABEAS CORPUS para sairem ilesos da acusação. Tem coisas que acontecem em nosso Brasil que até Deus dúvida. Quando vi o blog com mensagens de apoio ao ministro Joaquim Barbosa logo me prontifiquei a escrever também. É inadmissível o presidente do STF caçoar(rir de deboche) de um assunto seríssimo como o abordado no plenário. A atitude do ministro Joaquim Barbosa de falar que Gilmar estava "destruindo a credibilidade da Justiça brasileira" é a pura realidade, pois depois dos ultimos acontecimentos, Operação Satiagraha que foi feita para desmontar um enorme desfalque nos cofres públicos acaba em pizza e agora com o escândalo das passagens aéreas, o ministro não está falando mentira. Acho que o povo não esta mas engolindo certas coisas, estamos no caminho certo, a começar por este blog. Podemos mudar nosso país ele é da nação não de meia dúzia de pessoas que acham que podem mandar numa nação, juntos somos muito mas forte que todos os engomadinhos de Brasília. Mandem mas mensagens, vamos fazer que nos ousam que nossa idéias não passem em branco, vamos Lutar por nosso páis. CHEGA DE ROUBAREM NOSSO DINHEIRO !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. creio que com essa edição ai, dá a entender que quem começou a confusão foi Gilmar Mendes... Mentira, foi o Joaquim barbosa que começou a discussão... Vejam a trancrição inteira http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/04/transcricao-deixa-claro-que-grosseria.html
    e voce tirara as suas proprias conclusoes

    ResponderExcluir
  37. GILMAR MENDES não é um JUIZ,ele é um VENDEDOR de HABEAS CORPUS .Os marginais são os únicos fãs do GILMAR MENDES,é habeas corpus GARANTIDO.....

    ResponderExcluir
  38. Parabéns ministro, o senhor é um homem corajoso.
    Merece meu sincero respeito.

    ResponderExcluir
  39. Parabens Sr. Min. Barbosa!
    Se desde os tempos das Capitanias Hereditarias, houvessem cidadaos como o Sr., talvez nosso Brasil "varonil", nao estaria envolto em tantas bandalheiras. Obrigado por falar por mim...Por nos!

    ResponderExcluir
  40. O Brasil precisa de politicos e governantes com Vossa Execelencia. Se todos nao fossem vacas de presepio como sao, nosso Brasil seria outro, melhor,,,,, muito melhor

    AMG

    ResponderExcluir
  41. SE CALAREM O MINISTRO JOQUIM BARBOSA, O POVO IRÁ ÀS RUAS!.. MINISTRO, ESTAMOS COM VOCÊ!... EM 2010 QUEREMOS JOAQUIM BARBOSA PARA PRESIDENTE!

    ResponderExcluir
  42. Excelentíssimo Senhor Ministro Joaquim Barbosa, venho por intermédio deste site de internet, prestar os meus parabéns pela devida coragem em enfrentar o desprezível presidente do STF. Gilmar Mendes não passa de um corrupto e desdigno cidadão Brasileiro, explorado pela Mídia por acabar com a carreira do Delegado Protógenes de Queiroz, e ainda conceder dois habeas corpos a o bandido/banqueiro Daniel Dantas. Afirmo que é só uma questão de tempo para este SARCASTICO sair dessa cadeira de presidente do STF, pois não é digno de tal posição. E que o povo veja e analise as atitudes que enquanto ocupar tal posição jamais haverá a justiça, mas sim a pura e única conveniência.

    ResponderExcluir
  43. MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, O SENHOR DEU O GRITO QUE ESTÁ ENTALADO NA GARGANTA DO POVO BRASILEIRO, BASTA DE TRATAREM NOSSO PAÍS COMO UM QUINTALZINHO DO PLANALTO, BASTA DE FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO, BASTA DE POLÍTICOS CORRUPTOS, BASTA DE SESSÕES DO STF APENAS PARA OFICIALIZAR PRÉ-ACORDOS, BASTA DE TUDO ISSO, BASTA! BASTA!

    ResponderExcluir
  44. Alguns dos Ministros do Supremo (quase todos) também são funcionários, empregados, prestadores de serviço ou contratados, (seja lá como possa ser definida legalmente a relação deles) do Presidente do Supremo, Gilmar Mendes.

    Vejam isso:
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/mario-de-oliveira-seis-juizes-do-stf-trabalham-para-gilmar/

    Sinistro?

    ResponderExcluir
  45. Se todo Brasileiro fosse como Joaquim Barbosa esse país seria muito melhor!

    ResponderExcluir
  46. A politica e a justiça brasileira estão atreladas numa podridão sem fim.Talvez seja hora de repensarmos a ideia da ditadura voltar.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. aliança Joaquim Barbosa + Delegado Protógenes = Salvação do Brasil!

    ResponderExcluir
  49. Bando de alienados. Lugar de fazer "display" e aparecer na mídia é em novela ou nas festas da sociedade. Ministro do Supremo deve se reservar a julgar o que está em pauta e ser respeitoso para com a casa, ao invés de adjetivar a conduta do colega, por pior que seja. Faz-se notório perceber que certas ponderações do eminente JB tem cunho mais político do que jurídico.

    ResponderExcluir
  50. Vossa Excelência, Min. Gilmar! O Senhor tem realmente um histórico de "gentilezas"...

    ResponderExcluir
  51. Ministro Joaquim Barbosa, obrigada por demonstrar educação e polidez em um momento difícil como o ocorrido; o STF precisa muito de pessoas como vc!

    ResponderExcluir
  52. Vossa Excelência, Ministro Joaquim Barbosa é uma das pessoas de maior credibilidade no judiciario brasileiro, enaltecendo o supremo. Enquanto o Senhor Ministro Gilmar é sempre lembrado pelos habeas corpus  que por inumeras vezes livrou bandidos do colarinho branco das prisões!!! 

    ResponderExcluir
  53. Merecia um Post aqui no blog esta notícia que praticamente todos os Juizes do Supremo, com excessão do Sr. Joaquim Barbosa, são FUNCIONÁRIOS, sim senhores, EMPREGADOS do Gilmar Mendes!

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/mario-de-oliveira-seis-juizes-do-stf-trabalham-para-gilmar/

    Se preferir:

    http://www.idp.edu.br/web/idp/content/index/id/71

    No mínimo suspeito!

    ResponderExcluir
  54. Joaquim Barbosa, é único neste momento que dispõe de cabedal (conjunto de conhecimentos e/ou bens intectuais e morais) para enfrentar, representar e falar pela a sociedade brasileira perante o ícone/representante da pseudo justiça que, Gilmar Mendes, representa.

    ResponderExcluir
  55. Meu aplauso sincero ao ministro Joaquim Barbosa, que não tem medo do seu algoz superior, esse ministro é dos meus, agora tenho candidato pra Presidência da República, faria campanha por ele cegamente, ele tem o Saber, é culto, mas é humilde e do povo, tenho orgulho de ser brasileiro por termos felizmente ainda homens públicos com este primor. Quanto àquele arrogante que adora libertar presos de colarinho branco, só tenho a lamentar e rezar para que seu tempo passe logo. Parabéns, Ministro Joaquim.

    ResponderExcluir
  56. ESSE JOAQUIM NAO SEI DAS QUANTAS É UM PREPOTENTE E SEUS ASSECLAS , TÃO OU MAIS ARROGANTES QUE ELE. ELE QUER MESMO É APARECER , E GRAÇAS AQUELES QUE SE JULGAM ACIMA DO BEM E DO MAL, ESTÁ TENDO PÍFIAS APRESENTAÇÕES. ATACAR UM HOMEM DE BEM COMO O GRANDE MINISTRO GILMAR MENDES É O MÁXIMO QUE ELE PODE FAZER. QUANTO AOS SUBSERVIENTES E PUXA-SACOS DESTE BLOG ESPERO QUE VÃO TODOS PARA O INFERNO E PUTA QUE OS PARIU.

    ResponderExcluir
  57. O que me deixa mais revoltada com essa estupidez toda com o Ministro JOAQUIM BARBOSA é verificar que somente ele é criticado e desrespeitado ostensivamente ao emitir suas opiniões.O Min. Marco Aurélio há muitotempo fala o que bem entende e todos calam!

    ResponderExcluir
  58. É isso aí vamos lançar a campanha:
    -Se Gilmar Mendes tem uma nota com assinaturas de 8 Ministros o apoiando, nós levaremos uma carta com 150.000.000 de assinaturas apoiando Joaquim Barbosa. Alíás, quantas assinaturas seriam necessárias para que exigíssemos a troca dos outros 8 ministros?

    ResponderExcluir
  59. Estava na hora de alguém calar a boca desse Gilmar Mendes. Pra quem gosta tanto de aparecer, o Ministro Joaquim Barbosa fez até um favor a ele.

    ResponderExcluir
  60. Parabéns ao Excelentíssimo Senhor Ministro, Doutor Joaquim Barbosa. Empenho minha solidariedade e apoio a Sua Excelência.

    ResponderExcluir
  61. Quanto a Frase sobre os "capangas do Mato Grosso"
    , provavelmente ele estava se referindo aos 'funcionários" do irmão do Ex Sr Dr Gilmar Mende , que é fazendeiro por aquelas terras , e que não se fala muito bem dele .
    Infelismente a justiça matogrossense não deve ter muito oquê fazer , quem vai mexer com o irmão do HOMEM ??? Quem ??? O cara é costa-quente .Só falta aparecer um bacana e falar que isso não tem nada haver (piáda nesse país é oquê não falta)
    PARABÉNS MINISTRO JOAQUIM BARBOSA !!!
    FAZ MUITO TEMPO QUE DESEJO VER CAÍDA A MÁSCARA DESSE MACUMUNADO COM O DESCASO E A ELITE .

    FRIEDRICH

    ResponderExcluir
  62. É o Ministro realmente é de coragem eu tiro o chapéu pra ele,falou o que muitos de nós brasileiros queriam falar mais não podemos.
    Espero que o nosso presidente abra o olho porque este ministro Gilmar esta realmente na boca do povo e não esta nada bem.
    será que não é hora de mudar?????????

    ResponderExcluir
  63. A população descente está com Joaquim Barbosa e os pilantras, safadistas e até o restante da corja deste tribunal, com Gilmar Mendes. Nunca se viu um presidente do supremo tanto estar na míadia fazendo política suja. Gilmar Mendes é arrogante, debochado e não respeita o cargo que ocupa.

    ResponderExcluir
  64. Parabéns Ministro., o Brasil tem que ser assim Administrados por Homens., por Homens Honestos è Claro!

    ResponderExcluir
  65. Ministro Joaquim Barbosa disse apenas o qu 99% dos brasileiros teriam vontade de dizer a Gilmar Mendes e nunca tiveram oportunidade: Gilmar Mendes, você é uma vergonha para o poder judiciário nesse país !!!É por pessoas como você que o brasileiro deixou de acreditar na justiça!!!!!

    ResponderExcluir
  66. MINISTRO DO JUDICIÁRIO são poucos. Com toda certeza o Exmo. Dr. Joaquim Barbosa, pessoa atenta as mazelas de nossa sociedade, proclama com sensatez e coragem, questões de interesse nacional que são realmente relevantes.Aspectos formais e processuais, são usados como subterfugios juridicos para acobertar os desonetos e livra-los de seus crimes ou de atos praticados em desacordo com a ordem legal. Este sim é digno do título MINISTRO do STF.
    A corte Suprema, não pode e não de ser ultrajada, sob pena de criar a tão falada estabilidade das instituições. O brocado "um dia a casa cai", nunca esteve em tanto evidencia, como atualmente. Nos os laboradores do Direito, temos que ter a descencia de saber impor nosso pensamento e de discordar com o posicionamento colegiado de 8 ministros que por força legal - se dizem os guardiães da legalidade nacional.
    Ora, questões relevantes para sociedade nem sempre tiveram o esmero tecnico e a eficacia juridica aplicada em favor da sociedade brasileira.Basta verificar no que acontece com a maioria dos escandalos politicos e financeiros cometidos no País. Apresentem e publiquem os votos de cada Ministro do STF em tais processos para a população e vejam quais foram a efetividade desses julgamentos na vida publica, paraos cofres publicos, a punição imposta aos criminosos e acusados...Numere as penalidades impostas em relação ao numero de processos distribuidos.Façam uma pesquisa ...

    O currial é que após a discussão entre os Ministros do STF, O Min. Joaquim Barbosa, unico que cogitou e questionou o posicionamento da questão posta para sessaõ de julgamento, aspectos tecnicos, juridicos relevantes e mais, com nitido carater pratico, os quais devem surtir efeito imediato na sociedade, eliminando os corruptos de qualquer genero,numero e grau.
    Tödavia, o Presidente da Corte Suprema do Pais, dá enfoca distorcido e enfoca a questão exposta pelo Min. Joaquim Barbosa, como questão já superada pelos membros da Corte...Ora, a sessão do Tribunal, é publica e nesta oportunidade que aspectos formais, legais, e de ordem relevante a sociedade brasileira devem ser obrigatoriamente esgotados para que se elimine toda e qualquer insegurança e desproporcionalidade juridica frente ao conjunto probatorio debatido. Em verdade, se um processo chega ao plenario do STF, é porque fatos e fundamentos juridicos devem obrigatoriamente se esgotados e discutidos a exaustão e não deve membros do colegiado do judiciario banalizar pensamentos de seus pares... como ocorreu na sessão em questão...
    Gilmar Mendes deve rever sua conduta etica e profissional na condução da presidente da Corte Suprema do Pais, eis que melhor fazer direito para que coisas erradas cometidas por autoridades maximas do Judiciaria não venham a tona... Ai sim a casa cai...

    Parabens Min. Joaquim Barbosa, e não tema a reunião as portas fechadas de seus "colegas" quando da suspensão da cessão.Eles em verdade, tem criar um monstro para acobertar os desmandos e o rabo preso uns com outros...

    Continue a prestar serviço a sociedade brasileira, ela lhe agradeçe e conte com a população que esta a seu lado. Não há melhor aliado que a população...Seja forte e sereno, estou, estamos com o Senhor.... Obrigado, e continue nos ajudando a suportar a tantos desmandos.... Deus ilumine e proteja sempre.

    ResponderExcluir
  67. O ministro Gilmar Mendes acusou o seu colega de ministério, Joaquim Barbosa, de que seus julgamentos são por classe. Na verdade quem age assim é exatamente o senhor Gilmar Mendes. Muitas de suas decisões sõa visivelmente parciais e políticas. Suas declarações demonstram que lado ele defende. Mendes é contra os movimentos sociais a exemplo do MST, que luta legitimamente pela reforma agrária. Seu objetivo é criminalizar as ações dos movimentos popular e social. Mendes soltou duas vezes o banqueiro Daniel Dantas. Mendes questionou as ações da Polícia Federal que tanto vem combatendo a corrupção neste país. Portanto,o ministro Mendes, que já serviu ao governo neoliberal de Fernando Henrique, tem cor e partido e não pode se achar melhor do que seus pares. Joaquim Barbosa foi a voz de milhões de brasilerios inconformados com a parcialidade eloquente e neoliberal do ministro Gilmar Mendes.

    ResponderExcluir
  68. MEUS CAROS
    Foi maravilhosa a reação do ministro Joaquim contra os desmandos do "coronel" Gilmar, que age como se o STF fosse umaextensão do seu feudo.
    Sigo a linha de apoio incondicional ao ministro que sofreu os ataques, que também são preconceituosos.
    Vejam mais no: www.mafuadohpa.blogspot.com

    HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO - BAURU SP

    ResponderExcluir
  69. Coroné Gilmar emporcalha o Judiciário. Uma vergonha para o Brasil.

    ResponderExcluir
  70. John disse...

    Quero deixar o meu apoio ao Ministro Joaquim Barbosa e parabenizá-lo pela atitude digna de um cidadão e dizer que o apoio dado ao Ministro Gilmar Mendes pelos outros ministros é uma vergonha nacional, provando que o corporativismo existente no Brasil está presente em todas as instituições. Deixo aqui minha indignação ao STF, e dizer que neste país o racismo não tem lugar, principalmente na instituição que deveria velar pela justiça.

    John Kennedy Gaspar de Abreu - Antonina/PR

    ResponderExcluir
  71. "Nós, cidadãos brasileiros, nos quais reside a legitimidade para as autoridades institucionalizadas do país, vimos através desta prestarmos nossa solidariedade ao Excelentíssimo Sr. Ministro oaquim Benedito Barbosa Gomes, que fez levar diante dos demais ministros do Supremo Tribunal Federal que estava engasgado em nossa garganta.

    Lamentamos que num país que em nossa República, possa haver cobertura crítica e manifestações críticas para com o Presidente, chefe do Executivo, para com os demais cargos do Poder Executivo na instância federativa, para com o Presidente do Congresso Nacional, e demais representantes do Poder Legislativo, todos eleitos, e a censura e acobertamento predominem para com o Presidente do STF, indicado e nomeado. Não fosse por isto, a vontade popular levaria a um impeachment.

    Num momento sim, num lamentável episódio de discussão em que o Sr. Gilmar Mendes não usara das qualidades de um líder, de um responsável pelo cargo que ocupa, de habilidade moderadora e autoridade moral, Joaquim Barbosa não falou nada que não ecoa do coração de todos os brasileiros.

    E justamente pela preocupação e honradez para com nossa mais importante instituição do judiciário brasileiro, tendo em perspectiva a salvaguarda do Supremo Tribunal Federal, prestamos nossa solidariedade ao Exmo. Sr. Min. Joaquim Barbosa."

    - Rodrigo Gonçalves de Souza

    ResponderExcluir
  72. "Nós, cidadãos brasileiros, nos quais reside a legitimidade para as autoridades institucionalizadas do país, vimos através desta prestarmos nossa solidariedade ao Excelentíssimo Sr. Ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes, que fez levar diante dos demais ministros do Supremo Tribunal Federal o que estava engasgado em nossa garganta.

    Lamentamos que em nossa República, possa haver cobertura crítica e manifestações críticas para com o Presidente, chefe do Executivo, para com os demais cargos do Poder Executivo na instância federativa, para com o Presidente do Congresso Nacional, e demais representantes do Poder Legislativo, todos eleitos, e a censura e acobertamento predominem para com o Presidente do STF, indicado e nomeado. Não fosse por isto, a vontade popular levaria a um impeachment.

    Num momento sim, num lamentável episódio de discussão em que o Sr. Gilmar Mendes não usara das qualidades de um líder, de um responsável pelo cargo que ocupa, de habilidade moderadora e autoridade moral, Joaquim Barbosa não falou nada que não ecoa do coração de todos os brasileiros.

    E justamente pela preocupação e honradez para com nossa mais importante instituição do judiciário brasileiro, tendo em perspectiva a salvaguarda do Supremo Tribunal Federal, prestamos nossa solidariedade ao Exmo. Sr. Min. Joaquim Barbosa."

    - Rodrigo Gonçalves de Souza

    ResponderExcluir
  73. Muito bem o Min. Joaquim Barbosa, disse o que poucas pessoas teriam coragem e nas suas palavras foi expressão da indignação do povo brasileiro. Parabens Ministro, continue sendo a nossa voz no Judiciário. O Ministro Gilmar pensa que é Deus e que jamais deve ser contrariado... Sucesso na sua luta!

    ResponderExcluir
  74. Quando o Ministro Joaquim Barbosa disse ao outro se referindo a Gilmar Mendes de estar destruindo a credibidade da justiça Brasilera, o que estava passando em sua mente?, acaso não estaria pensando nos Habeas Corpus concedido a alguns figurões do cenário Brasileiro e amigos do alheio?, no episódio sathiagaha fizeram do mocinho bandido, e o bandidão mocinho, é necessario uma investigação para apurar se houve favorecimento nesses habeas corpus, é o que sub-entende.

    ResponderExcluir
  75. Um grupo de ex-alunos da UnB fizeram uma manifestação aqui em Brasília hj, em frente ao STF em apoio ao Min Joaquim Barbosa.
    Apoiadíssimos! Se eu soubesse teria ido.

    ResponderExcluir
  76. Enquanto hover pessoas com a corajem de não se intimidar com a bandidagem e fazendo o que fez o Min. Joaquim Barbosa ainda resta alguma experança para esse país se tornar uma nação democrática.
    Infelizmente estamos vivendo ainda no ranso da ditadura. A única diferença é que hoje que a comanda são os civis.
    Teddy Ripe.

    ResponderExcluir
  77. O Ministro Joaquim Barbosa me lavou a alma sofrida de brasileira em dia com seus impostos, ou melhor contribuições (involuntárias, devo dizer) para a caixinha dos Dantas, do Congresso Nacional. Eu não viajo mas contribuo bastante para as farra das passagens.
    Já nem abria jornal que era para não engasgar de raiva.
    Finalmente uma notícia que nos dá a todos os contribuintes um alento. Há alguém para fechar as grades da prisão quando colocarmos todos os corruptos desse país atrás das grades que é onde merecem estar.

    ResponderExcluir
  78. Vocês não devem esquecer que esse tal de Gilmar Mendes foi o CHEFE (Carrasco) da AGU (Advogacia Geral da União)na era Fernando Henrique Cardoso em dois mandatos que considero desastrosos (1990 a 1998) e (1998 a 2002) + OU - isso. Foi esse 2 homens e sua tropa de choque (1 criou e o outro chefiou a aprovação) desvinculando o salário mínimo de quem ganha mas de 1 salário dos que ganham até um salário.Hoje quem ganha + de um salário mínimo terá dentro de alguns anos seus salários minguados para 1 salário mínimo (Alguns já estão).
    Desculpem-me + odeio esse homem e fico perplexo como ele chegou a Presidente do Supremo é o homem escolhido para ferrar o Presidente Lula ele e esse tal de Min.Marco Aurélio de Melo primo do ex-Presidente e agora Senador por Alagoas Collor de Melo.Desculpe-me + uma vez, estou começando a ter ansia de vomito.
    Cordiais Saudações

    ResponderExcluir
  79. O ministro Joaquim não somente dignificou a magistratura e o poder judiciário, mas, principalmente, mostrou aos impostores deste país que ainda existem pessoas dispostas a enfrentá-los com a melhor das armas, infalível neste caso, a verdade. Portanto sr. coronel Gilmar, suas armas são ineficientes diante de tal integridade. Parabéns Brasil, brasileiros comemorem!!!

    ResponderExcluir
  80. Joaquim Barbosa é o cara. exemplo de ministro e de caráter.

    ResponderExcluir
  81. O Ministro J.B esta coberto de razão, temos que desmascaram essa nuvem negra que encobre o nosso triduo do poder. Parabens Excelencia, pela digna e nobre atuação em defesa da lisura e respeitabilidade nas nossas instituições governamentais. Hozanan- Sobral-CE

    ResponderExcluir
  82. A história dos capangas, se refere à familia de Gilmar Mendes. São ricos as custas de relação facilitada com os militares golpistas de 1968 e há uns anos apareceu morta e massacrada uma moça que havia registrado queixa na delegacia da cidade, afirmando estar ameaçada de morte pelo irmão do Gilmar...
    Depois de morta, o bisca teve apenas o trabalho de dizer que não foi ele não...

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. É realmente vergonhoso sabermos que dia após dia, que estamos entregue a vontade e ao previlégio de uma classe que só pensa em si mesmo.

    Digo isso, porque basta ver a história do STF que NUNCA, eu digo NUNCA em todo tempo de sua criação, desde 1824, nunca condenou um político se quer. É VERGONHOSO...SALVE JOAQUIM BARBOSA... que colocou no banco dos réus políticos e uma classe dominante corrupta no caso do mensalão. E tenta trasnparecer o nebuloso STF, mas tem sido sido perseguido por seu colegas cotidianemente.

    Nâo se cale nunca o povo necessita de você.

    ResponderExcluir
  86. Ao meu ver nós precisamos de mais pessoas com o perfil igual ao do ministro Joaquim Barbosa, mas infelizmente nâo temos, então nos resta amargar com essa falta e torcer para que apareçam novos JB

    ResponderExcluir
  87. BOA INICIATIVA DE MANIFESTO ,ME ALEGRA O ENTUSIASMO DE TODOS VCS CAROS IRMÃOS BRASILEIROS ,ISSO SIM É DEMOCRACIA !!!!!!!!!! cláudio

    ResponderExcluir